beatriz-pires-coltro-psicologa-foto-1q

Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG, com reconhecimento da especialidade pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP 12ª região). Integro o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) da UFSC. Sou autora de artigos e capítulos de livros científicos a respeito de parentalidade, desenvolvimento socioemocional infantil e famílias em litígio.

Atualmente atuo como assistente técnica e perita judicial em processos envolvendo famílias, além de realizar psicoterapia familiar e orientação parental. Como perita, há mais de 5 anos realizo avaliações periciais de famílias em conflito, em situações de suspeita de alienação parental, guarda e convivência, medidas de proteção e habilitações para adoção.

Meu trabalho é fundamentado em meu projeto de tese de doutorado, no qual tenho desenvolvido uma compreensão aprofundada acerca dos litígios familiares, parentalidade e coparentalidade, assim como seus efeitos sobre o desenvolvimento infantil.

Além disso, realizo avaliações psicológicas para psicodiagnóstico com crianças e adultos. Utilizo de uma abordagem fundamentada na Ciência do Desenvolvimento Humano para conduzir avaliações neuropsicológicas que fundamentam o diagnóstico e orientam a intervenção.

O psicodiagnóstico é indicado quando há necessidade de avaliar aspectos relacionados à cognição, personalidade, competências socioemocionais, dificuldades comportamentais e de ajustamento, como em casos de suspeita de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtornos de Humor ou Ansiedade, entre outros.

Além disso, o psicodiagnóstico pode auxiliar na orientação do plano pedagógico individual, no caso de crianças e adolescentes em idade escolar.

Para profissionais, ofereço supervisões e mentorias para a atuação com famílias em conflito, em processos judiciais e com avaliação psicológica.