Processos de família: Será que você precisa de assistência técnica psicológica?

Processos de Família

A psicóloga(o) assistente técnica(o) é uma profissional especializada, contratada por uma das partes em um processo judicial para assessorá-la, garantindo o amplo direito à defesa e ao contraditório. Nesse papel, a psicóloga é de confiança da parte e não está sujeita a impedimentos ou suspeições. Sua função é fornecer suporte técnico ao cliente, naquilo que cabe à expertise da Psicologia.

Processos que envolvem divórcio litigioso com conflitos prolongados, acusações de alienação parental e disputa de guarda geralmente serão encaminhados para perícia psicológica. Se o juiz ou juíza determinou que seja realizada perícia psicológica, estudo psicossocial, ou encaminhou seu processo ao setor de Psicologia Forense, então é um direito seu a nomeação de um profissional assistente técnico que te assessore ao longo da produção de prova pericial.

A assistência técnica contribui ao analisar, do ponto de vista psicológico, os fenômenos envolvidos no processo judicial, podendo contribuir para que a perícia psicológica seja realizada com o rigor e compromisso necessários. Entre as possibilidades de atuação, estão:

  • Elaboração de quesitos;
  • Acompanhamento e análise do trabalho do perito;
  • Apresentação de parecer técnico;
  • Reuniões de consultoria e discussão do caso.

 

A assistência técnica pode facilitar a compreensão do caso e das necessidades das partes e dos filhos, por meio de uma prática ética e respaldada na ciência psicológica.

Compartilhe!