Na Avaliação Psicológica, além de investigar hipóteses diagnósticas, os procedimentos são direcionados para compreender as capacidades e dificuldades que a pessoa apresenta, como elas se manifestam no contexto de vida e quais as melhores indicações para tratamento ou (re)habilitação.
A partir de uma abordagem fundamentada na Ciência do Desenvolvimento Psicológico, realizo avaliação da personalidade, de aspectos emocionais, cognitivos e relacionais. A avaliação psicológica é muito importante para orientar o tratamento psicológico (psicoterapia) e psiquiátrico, contribuir para projetos pedagógicos individuais, e também para o autoconhecimento.
Avaliação Neuropsicológica e Psicodiagnóstico
A avaliação neuropsicológica e o psicodiagnóstico são indicados quando existem suspeitas da presença de Transtornos do Neurodesenvolvimento, como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtornos de Humor ou de Ansiedade, dificuldades persistentes de aprendizagem ou de ajustamento.Envolve a investigação global dos processos psicológicos, incluindo personalidade, emoções, cognição, inteligência e relacionamentos.
Na avaliação neuropsicológica, nos interessa a relação entre as funções do cérebro e o comportamento, associados às condições de vida. A avaliação neuropsicológica envolve uma análise profunda de aspectos da percepção, atenção, memória, linguagem, inteligência e funções executivas, em associação com traços de personalidade e história de vida, para identificação das capacidades presentes e dificuldades enfrentadas.
Em qualquer tipo de avaliação psicológica e no psicodiagnóstico, serão realizadas algumas sessões que incluem:
- Entrevistas;
- Atividades ecológicas (como brincadeiras ou jogos, no caso de crianças e adolescentes);
- Reuniões com médicos, terapeutas ou outros profissionais que acompanham o indivíduo;
- Aplicação de testes psicológicos (como WISC-IV e WAIS-III para avaliação das funções cognitivas e o Rorschach para avaliação da personalidade);
- Entrevistas devolutivas e entrega do laudo.
Importante! As avaliações psicológicas devem ser realizadas com rigor e responsabilidade ética por especialistas.